50 anos da AHK: entidade deixa legado social e ambiental

Escola Municipal de Piraquara terá pomar que vai contribuir na composição da merenda escolar

Inúmeras são as razões para as empresas investirem em ações sustentáveis. As práticas beneficiam o meio ambiente e melhoram a imagem corporativa. Além disso, todos nós precisamos de um futuro com menos poluição, garantia de água potável, reciclagem de lixo, descarte mínimo de material poluente e bem-estar social.

Certos de que cada atitude, individual ou coletiva, contribui de maneira significativa para a sustentabilidade do planeta, a AHK Paraná, em seu cinquentenário, é parceira na criação e manutenção de um pomar dentro de uma escola pública em área de vulnerabilidade social.

O gerente regional da AHK Paraná, Augusto Michells, lembra que o projeto aborda a responsabilidade social, uma das temáticas do ESG e pilar da Câmara Brasil-Alemanha. “Estamos imbuídos dos valores que possam promover crescimento econômico, mas com bem-estar social”, destaca. A AHK Paraná acredita que a sustentabilidade é um caminho para um futuro melhor e a adoção de boas práticas sociais, ambientais e de governança é fundamental.

Esses valores ganharão forma em breve. Serão transformados em árvores frutíferas, que são muito mais do que produtoras de alimentos saudáveis. Elas contribuem ainda para a redução do calor, oferecem sombra e auxiliam na diminuição do efeito estufa. Esse conjunto de benefícios serão observados em breve, quando o pomar na Escola Municipal Professor Padre Lotário Welter, em Piraquara, estará pronto. O início do plantio está agendado para o dia 21 de setembro, Dia da Árvore.

Transformação

Alunos, professores, funcionários e familiares já perceberam a movimentação. O terreno foi preparado, as espécies escolhidas e as covas quase prontas para receber 50 mudas.

A secretária municipal do Meio Ambiente de Piraquara, Cristina Galerani, destaca que a iniciativa terá impacto significativo na comunidade escolar e no entorno. “Além dos benefícios para o meio ambiente, o pomar atuará na segurança alimentar dos alunos, pois as frutas serão inseridas na merenda escolar e o excedente será distribuído para as famílias”, conta.

Segundo a secretária, outro valor agregado é a possibilidade de as crianças conhecerem o processo de produção do alimento. “Esse contato com a natureza vai mostrar para as crianças de onde vem o alimento, algo que elas, atualmente, desconhecem. Em breve queremos ampliar o projeto e inserir uma horta”, completa.

A iniciativa do plantio contará também com a participação de cidadãos que estão em processo de ressocialização. As cinquenta árvores representam os anos de ação da AHK Paraná e remete às fortes raízes plantadas para os próximos anos.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp