Pomar em área de vulnerabilidade social da RMC vai mudar a vida dos alunos e das famílias ao garantir segurança alimentar
Em três anos os alunos e as famílias que moram no entorno da Escola Municipal Professor Padre Lotário Welter, no bairro Guarituba, em Piraquara, colherão, literalmente, os frutos de um projeto de ação de responsabilidade social alavancado pela Câmara Brasil-Alemanha – Filial Paraná. A entidade foi parceira no plantio de um pomar com 50 espécies na unidade escolar que fica em uma região de vulnerabilidade social, além de ser a mais populosa do município.
O plantio aconteceu na semana do Dia da Árvore, em setembro, com a presença do diretor da AHK Paraná e cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, do prefeito de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Froes, secretários municipais, associados da Câmara Brasil-Alemanha e alunos da escola.
Foram plantadas mudas que darão: abacate, laranja, limão, tangerina, jaboticaba, caqui, acerola, pitanga, nêspera, araçá, uvaia, figo roxo e goiaba. Hoffrichter destacou que o projeto é uma ação de responsabilidade social, uma das temáticas do ESG e pilar da entidade. “Queremos, dessa maneira, agradecer a hospitalidade do Paraná com as empresas alemãs. É um projeto de cunho social, mas sobretudo ambiental”, afirmou. “A AHK Paraná acredita que a sustentabilidade é um caminho para um futuro melhor e que projetos como esse são fundamentais”, completou.
Diversos associados da AHK Paraná participaram do plantio. O advogado Rafael Mantovani, coordenador do GIETRI (Grupo de Intercâmbio de Experiências em Assuntos Tributários) e sócio da Gaia Silva Gaede Advogados, classificou o projeto como exemplar. “Fiquei muito feliz em participar. Uma ação importantíssima da Câmara que contribui para a sustentabilidade do município de Piraquara”, disse. O Managing Director da Kleiberit do Brasil, Emilio Abelenda, também participou. “É importante não só para as empresas, mas também para a comunidade entender que nós empresários e associados da AHK Paraná fazemos bem, não apenas para a parte industrial, mas também para o social”, afirmou. O diretor da Elis, Carlos Alexandre Polakowski, ficou satisfeito. “É uma satisfação participar desse projeto. Nada mais simbólico que plantar árvores rodeados de crianças. A Elis apoia muito essa causa.”
De acordo com a prefeitura, a iniciativa terá impacto significativo na comunidade escolar e no entorno, uma vez que o pomar atuará na segurança alimentar dos alunos, pois as frutas serão inseridas na merenda escolar e o excedente será distribuído para as famílias.
A ação contou ainda com a participação de cidadãos que estão em processo de ressocialização. As 50 árvores representam os anos de atuação da AHK Paraná e remetem às fortes raízes plantadas para os próximos anos.