Empresários devem planejar aposentadoria, alerta advogada previdenciária

Profissional de escritório associado à AHK Paraná orienta que o ideal é não esperar muito tempo para realizar o planejamento previdenciário

Empresários também podem, e devem, fazer um plano de previdência. O primeiro passo para quem precisa ter o seu planejamento previdenciário é buscar um especialista na área e analisar o tempo de contribuição. Além disso, é possível planejar com antecedência como serão feitos os próximos pagamentos do INSS.

A advogada previdenciária do Brisola Advocacia, Adrieli Rezende, escritório associado à AHK Paraná, destaca que a aposentadoria para empresários leva em conta os períodos que ele recolheu nesta atividade, como contribuinte individual no INSS, e também outras atividades que constam em seu histórico contributivo, incluindo contribuições anteriores ou posteriores a esse período.

“A ideia é que um profissional analise se as contribuições estão de acordo com os códigos corretos. Ele também irá trabalhar na verificação dos períodos de contribuição conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) prestando serviço para outra empresa. Tudo isso somará no planejamento previdenciário”, explica a advogada.

A especialista orienta que o ideal é não esperar muito tempo para realizar esse planejamento. A verdade é que, quanto mais se espera, menos controle se tem sobre a aposentadoria, segundo a advogada.

“Se começou a contribuir, indico que já faça o planejamento. Mas vamos pensar numa idade propícia para isso: próximo aos 40 anos. Ou seja, passando dos 35 anos, é indicado entender os seus direitos previdenciários, porque há tempo hábil para correções de percurso e também para visar uma renda que seja a mais próxima da desejada”, orienta.  “Mas sempre há tempo, caso já tenha passado desse período, ainda é possível buscar os recursos para se organizar”, garante.

Há muitos casos e situações previdenciárias na área empresarial. Existem as experiências de quem já foi CLT e depois montou uma empresa e recolheu como contribuinte individual nesse período. Compreender cada caso específico é fundamental.

Focada em direito previdenciário, o escritório Brisola Advocacia Associados foi fundado em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atende também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp