Nova associada da AHK-PR é referência em missões e consultoria para empresários brasileiros no Paraguai 

Braspar atua desde o começo dos anos 2000 na promoção de integração entre os países

Referência na integração entre Brasil e Paraguai, o  Braspar – Centro Empresarial Brasil-Paraguai agora é associado da AHK-PR. A empresa atua desde o começo dos anos 2000 com pesquisas sobre o cenário do país vizinho para empresários, de forma a promover integração positiva pela complementação produtiva e cultural. Na AHK-PR, o objetivo é auxiliar outras empresas associadas à Câmara a fazerem negócio com o Paraguai.

“Nosso foco é ajudar as empresas da Câmara nesse processo. Acreditamos que existe um potencial bastante grande, não só quando falamos em multinacionais, mas também de empresas brasileiras empreenderem e conquistarem resultados no país. Nossa ideia é que as empresas se beneficiem do que o Paraguai oferece, tanto para vender para o mercado brasileiro como para ser competitivo em outros países”, afirma Wagner Enis Weber, coordenador do Braspar.

Segundo Wagner, muitas empresas estrangeiras, inclusive alemãs, já estão atuando no país. Diante do cenário brasileiro de necessidade de redução dos custos para aumento dos lucros, o Paraguai oferece oportunidades. Ele destaca como setores de grande potencial o de autopeças, eletromobilidade e energias limpas e renováveis.

“O Paraguai tem um equilíbrio macrofiscal e monetário que nenhum outro país da América Latina possui. Você consegue reduzir os custos entre 30% e 50% no país. Os empresários nos procuram para conhecerem o potencial econômico de lá”, frisa.

O Braspar nasceu de um interesse de Wagner sobre a economia paraguaia, além de um vínculo pessoal. Nascido em Curitiba, ele se mudou ainda na infância para Foz do Iguaçu, onde viveu até 1970. A região também abrigou seu avô, que se mudou para Cidade de Leste, no Paraguai, onde montou um frigorífico de aves. Wagner tem ainda três livros sobre a economia e o desenvolvimento do país publicados.

“Sempre estudei o desenvolvimento dos países e, nos anos 80, vi que o Paraguai teve o maior crescimento econômico da América Latina. Passei a pesquisar cada vez mais, escrever sobre o assunto. Por isso, não existe instituição que conheça melhor o Paraguai que nós”, completa Wagner.

No Centro Empresarial, além de toda a consultoria ofertada para empresas que vão fazer negócios no Paraguai (passando pela busca por fornecedores e compradores), também são oferecidas missões para conhecimento do potencial de investimentos e negócios no país.

Neste mês, um grupo com empresários do Norte e do Nordeste do Brasil passou quatro dias imerso conhecendo a estrutura local. Eles também visitaram a maior exposição de Indústria, Comércio e Serviço do país. A próxima missão está programada para setembro.

“O resultado foi que todos voltaram com negócios encaminhados. Nessas missões, eles visitam empresas estrangeiras instaladas no país, empresas paraguaias de sucesso, centros logísticos locais, além de parques industriais em diferentes pontos daquele país. Passamos por cidades importantes, muito ligadas a imigrantes, onde também existe potencial de negócios e instalação de empresas e parcerias”.

A próxima missão da empresa já tem data marcada, com visitas ao Paraguai entre 4 e 7 de setembro de 2023. As vagas estão abertas para empresários e podem ser consultadas junto ao Braspar.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp