Hidrogênio verde brasileiro pode interessar a Alemanha

O Paraná já tem projeto de transformação de detritos de animais em energia renovável, fruto de acordos de cooperação com empresas do país europeu

As discussões em torno do objetivo de descarbonizar o planeta até 2050 estão em alta e têm impulsionado parcerias voltadas a ações de energias renováveis. O Brasil é um país com matriz energética diversificada, dada sua riqueza de fontes renováveis e limpas, tornando-o um atraente mercado de energias renováveis para o mundo.

Quem está de olhos abertos sobre este mercado é a Alemanha, o Brasil surge como um parceiro estratégico para as metas energéticas e climáticas do país europeu. Segundo o cônsul honorário da Alemanha em Curitiba e diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK Paraná), Andreas Hoffrichter, o Brasil é o país com melhores condições para a produção de energia renovável.

“Este é um mercado estimado em R$ 150 milhões por ano para exportação. Tratamos muito sobre a transformação verde na Câmara em 2023, com alguns seminários, e vamos insistir neste tema este ano, para trazer investimentos da Alemanha para Curitiba”, afirma Andreas.

As fontes renováveis podem ser usadas para a geração de variados tipos de energia, seja elétrica, térmica ou mecânica, e na produção de biocombustíveis. Na prática, podem ser empregadas em diversas atividades, desde a produção industrial ao setor de transportes. Temos exemplos desta tendência aqui mesmo no Paraná, o Grupo Potencial, constituído pela Potencial Petróleo, Potencial Biodiesel, BWI Trading, BWT Transporte e Combustíveis Jeta, está preocupado em reduzir significativamente a emissão de gases de efeito estufa.

Em dezembro de 2023 a empresa deu o primeiro passo implementando uma unidade piloto movida a biodiesel. Até junho, está previsto um investimento de R$ 26,4 milhões para entrar em operação mais 24 novos caminhões movidos somente a biodiesel, de acordo com o gerente geral de qualidade e operações do Grupo Potencial, Robson Rodrigues Antunes.

“O biodiesel é um combustível biodegradável, derivado de fontes renováveis como os óleos vegetais e as gorduras animais, promovendo nos caminhões uma redução de até 95% da emissão do dióxido de carbono (CO2), considerado o principal gás de efeito estufa. Além disso, é uma excelente alternativa para a substituição do diesel fóssil, tanto do ponto de vista técnico, quanto de aspectos econômicos e socioambientais, pois possui inúmeros benefícios para o país e para o planeta, explica o gerente geral.

O primeiro caminhão da frota movido a biodiesel iniciou a operação no final de dezembro de 2023, no trajeto entre o Porto de Paranaguá (PR) e a Usina de Biodiesel do Grupo Potencial, localizada na Lapa (PR).


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp