AHK-PR assume compromisso com a diversidade e inclusão

Iniciativa busca compartilhar boas práticas em prol de uma sociedade mais justa

A diversidade e a inclusão tornaram-se pauta obrigatória em qualquer empresa. Buscando promover a reflexão sobre o tema, a AHK-PR criou o Comitê de Diversidade & Inclusão. A ideia é permitir a troca de experiências e disseminar as estratégias que as associadas estão adotando no combate a estereótipos de gênero e discriminação.

A Head Hunter e CEO da Via Humana Consultoria, Claudia Cadenas, explica que a expectativa é construir um grupo que tenha a participação de profissionais de diferentes áreas e com diferentes experiências, pensando em termos cada vez mais de empresas inclusivas. “Por se tratar de um grande desafio para todas as empresas atualmente, queremos compartilhar as boas práticas vivenciadas”, diz.

A advogada Melina Fachin, da Fachin Advogados Associados, explica as razões que a motivaram a participar. “Temos leis que impulsionam o setor privado a adotar diretrizes de igualdade e diversidade, seja em relação às mulheres, seja em relação a outros grupos vulneráveis, portanto, é fundamental para o cumprimento das obrigações legais que a gente se mova nesse sentido”.

Fachin reforça ainda a função social das empresas. “Seja porque é um imperativo ético do ponto de vista da nossa vida em sociedade, seja porque ainda vivemos numa sociedade muito desigual, marcada por várias estruturas discriminatórias. O âmbito privado reflete essas desigualdades estruturais da nossa sociedade. Para cumprirmos com o nosso compromisso de viver numa sociedade justa e igualitária, como diz a nossa Constituição, esse imperativo ético nos convoca a atuar nesse sentido.”

O primeiro encontro do Comitê, chamado de “Bate-Papo Plural”, ocorreu no final de abril e tratou da igualdade de gênero no local de trabalho. Foram 30 participantes.  Temas como Retenção de Talentos, público PCD e Raça e Etnia estão previstos para os próximos encontros.

Segundo, Claudia Cadenas, estão sendo programados encontros para discutir e abordar os desafios enfrentados por grupos marginalizados, tais como imigrantes, pessoas com deficiência, minorias étnicas e LGBTQIA+, e quais as melhores estratégias para promover a inclusão. “Desta forma, proporcionaremos um espaço seguro para compartilhar experiências, ideias e preocupações que promovam a compreensão e a aceitação da diversidade.”

A Coordenadora de Recursos Humanos, Carla Grolla, compartilhará com o Comitê a experiência que tem vivenciado na Schwan Cosmetics do Brasil com a implantação de uma cultura de diversidade e inclusão. “Promover a igualdade e inclusão é um projeto que abracei dentro da empresa na qual trabalho e que, a cada dia, tem me proporcionado experiências incríveis. Isso tem me motivado a atuar em prol de uma sociedade mais justa e que consiga quebrar as barreiras sociais e culturais. Ser convidada a fazer parte do grupo de Diversidade e Inclusão da AHK-PR é uma honra e privilégio e espero que, juntos, possamos abrir novos caminhos para esse tema tão relevante para todos”, afirma.

A advogada Melina Fachin lembra que os dados apontados por especialistas mostram que as empresas que apostam na diversidade e inclusão são mais lucrativas. “Não apenas do ponto de vista da percepção de seus consumidores, mas do ponto de vista da produtividade interna de seus colaboradores. Um ambiente mais inclusivo, plural e diverso leva a melhores resultados da performance do mercado”.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp