Visita da governadora de Mecklenburg-Vorpommern reforça a relação entre Paraná e Alemanha

Manuela Schwesig participou do lançamento da pedra fundamental da usina de biogás em Toledo, no palácio do Governo, e conheceu Curitiba acompanhada de Rafael Greca

No final de setembro, o Paraná recebeu uma visita extremamente importante: a governadora de Mecklenburg-Vorpommern e atual presidente do Conselho Federal Alemão, Manuela Schwesig. Ela veio a Curitiba acompanhada de uma delegação empresarial da Alemanha, o que reforça a relação próxima entre nosso estado e o país europeu.

Seu primeiro compromisso foi a participação em uma cerimônia remota realizada no Palácio do Governo, com a presença do vice-governador do estado, Darci Piana, na qual foi lançada a pedra fundamental da usina de biogás em Toledo, a primeira central de saneamento rural do Brasil. O empreendimento conta com tecnologia da Mele, empresa alemã que promete potencializar a transformação de dejetos da suinocultura em energia, biocombustível e fertilizantes.

A planta de Toledo tem potencial para evitar a emissão de 2 milhões de toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 2,7% das emissões do Paraná e a 0,5% de tudo o que é emitido pelo Brasil anualmente. A usina servirá de modelo para as próximas que serão instaladas na região.

“Este é um dia muito especial para o Paraná. Não apenas por receber a comitiva alemã para selar este acordo, mas por marcar um avanço importante no setor de biogás e biometano ao aproveitar os resíduos gerados pelo nosso forte setor de suinocultura, afirmou o vice-governador.

Na parte da tarde, a comitiva foi recebida pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, tendo a oportunidade de andar de ônibus elétrico, visitar a estação Prisma Solar Agrárias e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), conhecendo o trabalho do instituto e seu Hipervisor Urbano.

Para finalizar a visita, foi organizado um jantar na churrascaria Fogo Forte, que contou com a presença de toda a comitiva alemã, do Cônsul Honorário da Alemanha no Paraná, Andreas Hoffrichter, da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha do Paraná, líderes políticos da cidade de Quatro Pontes, município próximo a Toledo e que sediará usina, e de personalidades importantes para o cenário econômico alemão em Curitiba.

“Foi um jantar muito agradável e bem animado. A governadora Manuela propôs um brinde agradecendo a todos pela viagem, também agradeceu ao cônsul pelo seu intenso trabalho organizando a visita e acompanhando-os em toda sua agenda aqui em Curitiba”, afirma o Gerente Regional da AHK Paraná, Augusto Michells.

Ao todo, 75 pessoas da comitiva visitaram o Brasil para tratativas sobre negócios e projetos que unem os dois países. Curitiba recebeu 25 de seus integrantes em visita organizada pelo Cônsul Honorário da Alemanha no Paraná e diretor da AHK, Andreas Hoffrichter, que agradeceu pela visita e pelo significativo investimento financeiro da Alemanha em território brasileiro.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp