Cônsul geral da Alemanha no Brasil, Martina Hackelberg, e a vice-presidente da AHK Brasil comemoram o andamento do tratado
O acordo entre Mercosul e União Europeia, tratado comercial que visa estabelecer uma parceria econômica entre os dois blocos, é uma oportunidade importante para Brasil e Alemanha, visto que será possível fortalecer as relações comerciais, promover a diversificação das exportações e gerar novos investimentos.
Para o Brasil, esse acordo representa uma oportunidade singular de aumento de acesso ao mercado europeu, sobretudo com as commodities, o que pode fortalecer sua economia. Bárbara Konner, vice-presidente executiva da AHK Brasil, comemora o andamento do tratado entre os dois países. “Esse acordo ocupa uma posição estratégica, figurando entre os três principais itens da nossa agenda. Em primeiro lugar, destacamos a importância do acordo de bitributação entre Alemanha e Brasil, essencial para estabelecer um ambiente de negócios justo e competitivo. Além disso, há um consenso entre as empresas associadas de que o acordo com a União Europeia será essencial para impulsionar o comércio bilateral entre os países”.
Setores com alta competitividade internacional que enfrentam barreiras tarifárias no mercado europeu serão os mais beneficiados. O Brasil, como maior exportador mundial de vários produtos agrícolas, será amplamente beneficiado pela redução de tarifas para diversos itens. Sem contar com o aumento da exportação de produtos industrializados e orgânicos.
Porém, não é apenas o setor do agronegócio que comemora. Martina Hackelberg, cônsul geral da Alemanha no Brasil, destaca que para as empresas alemãs que já estão no Brasil, o acordo Mercosul-União Europeia é uma prioridade absoluta. O governo alemão também está animado com a assinatura final do acordo, que deve ocorrer ainda em 2025.
“Brasil e Argentina, como líderes econômicos do bloco econômico latino-americano, estão demonstrando apoio irrestrito. O Brasil, em particular, vê esse acordo como essencial para fortalecer relações comerciais. Com Alemanha e Brasil a bordo, temos duas forças poderosas para impulsionar os trâmites. Essa parceria promete fortalecer laços econômicos, atrair novos investimentos e ampliar oportunidades comerciais.”
A Cônsul complementa que “para a Alemanha, o acordo proporcionaria um mercado mais amplo para suas empresas.” A possibilidade de facilitação do intercâmbio profissional também é uma das áreas de interesse, pois é preciso suprir as necessidades do país europeu de especialistas da área da saúde, construção civil e serviços. A AHK Paraná acompanha atentamente o andamento do acordo comercial entre Brasil e Alemanha, com a expectativa de que essa parceria possa ampliar as relações econômicas entre os dois países e gerar mais negócios.