Andreas Hoffrichter homenageia bicentenário da imigração alemã  

Artigo escrito pelo diretor da AHK Paraná foi divulgado à imprensa e publicado pela Gazeta do Povo  

No mês de julho, comemoramos o bicentenário da imigração alemã no nosso país. Como uma forma de homenagear esse marco tão importante para o desenvolvimento do estado brasileiro, o presidente da AHK Paraná e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter escreveu um artigo ressaltando a importância desses imigrantes para a economia paranaense. 

O artigo do também imigrante alemão foi publicado pela Gazeta do Povo, um dos veículos de comunicação mais antigos e respeitados do Paraná. Confira um trecho:  

“Em 1824, estimulados por Dom Pedro I, então imperador do Brasil, e também em função das transformações sócio-político-econômicas ocorridas na Alemanha, os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil, mais precisamente à cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, que se tornou a primeira colônia alemã em terras brasileiras. Anteriormente, alguns alemães já haviam desembarcado no interior da Bahia, mas o marco inicial para a imigração germânica no Brasil é a colônia formada em São Leopoldo. 

O início do processo de industrialização da Alemanha causou um êxodo rural que tornou inviável a manutenção da agricultura em pequenas propriedades rurais, bem como das pequenas tecelagens domésticas. Procurando alternativas para sobreviver, muitos alemães imigraram então para o Brasil em busca de terras extensas e férteis e de oportunidades de renda para suas famílias.  Para muitos alemães luteranos e menonitas, esse movimento também foi a maneira de evitar que fossem convocados para servir o exército, o que se recusavam a fazer por motivos religiosos”.  

Não leu o artigo? Confira na íntegra no link https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/200-anos-imigracao-alemanha-brasil/ 


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp