Bicentenário da imigração alemã é celebrado durante o Café com Palestra

Advogado e CEO da Hannover Cidadania Alemã palestra sobre história e legislação da cidadania alemã em evento promovido pela AHK Paraná

O Café com Palestra, promovido pela AHK Paraná, no último sábado (18), tratou sobre imigração e cidadania alemã em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. O palestrante foi o advogado e CEO da Hannover Cidadania Ale-mã, Fabio Werlang, que apresentou um panorama histórico até a atualidade e a legislação que possibilita aos descendentes a aquisição da cidadania. “A palestra abordou um pouco das diversas fases da história da imigração alemã ao Brasil, citando os motivos que levaram os alemães a imigrar e a quantidade de alemães que vieram ao Brasil. Falamos sobre as leis que regem a cidadania alemã, expli-cando quem tem e quem não tem direito à cidadania alemã”, esclareceu Fábio.

Os descendentes germânicos formam a quinta maior colônia de imigrantes em território brasileiro. Estima-se em cinco milhões os descendentes em solo brasileiro, sendo que a maioria vive nas regiões sul e sudeste do país. Eles fundaram colônias agrícolas e introduziram novas técnicas de cultivo, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura brasileira. A influência da herança cultural alemã pode ser percebida na cultura e economia, com destaque em áreas como arquitetura, música, culinária e política.

 Pensando em ter o trânsito livre nos países do Espaço Schengen e agilizar os pro-cessos para entrar na União Europeia, grande parte dos descendentes atualmente está buscando a tão sonhada cidadania alemã. Normalmente não há limite de ge-rações para a aquisição da cidadania alemã, entretanto, existem regras e detalhes a serem cumpridos que podem impedir que um descendente tenha direito, como, por exemplo, a linhagem ser totalmente materna/feminina, ou a presença de fi-lhos nascidos de pais não casados.

As formas previstas em lei para a transmissão da cidadania também foram abor-dadas durante a palestra de Werlang. A Alemanha é o quarto país europeu que mais concede cidadania a brasileiros, os primeiros são Itália, Portugal e Espanha.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp