Cimenteira é a primeira do Brasil a ser certificada
A Cia. de Cimento Itambé, juntamente com a Rio Bonito Soluções Ambientais e a Mineração Rio Bonito – três empresas do Grupo –, alcançaram a certificação ISO 50001 junto a Global Certification System em dezembro de 2024, tornando-se as primeiras empresas em seus respectivos segmentos a obterem esse reconhecimento.
A certificação, conquistada em apenas oito meses – contra uma média de 18 meses no mercado – representa um marco significativo na gestão energética e na sustentabilidade da companhia. De acordo com Israel Wisniewski Vaz, gerente técnico da Itambé e gestor do comitê de implementação da Norma, a ISO 50001 representa mais que uma certificação – é uma mudança cultural na utilização de energia que impacta toda a organização.
“A ISO 50001 é uma norma internacional de gestão de energia, publicada pela Organização Internacional de Normalização (ISO). Ela fornece uma estrutura para que as organizações otimizem seu desempenho energético, reduzam custos e minimizem seu impacto ambiental. Muito mais do que a implementação de um sistema de gestão, a certificação representa uma mudança cultural na utilização de energia”, explica o gerente.
Amilton Kuraz, Analista de Qualidade, afirma que: “o desafio de implantar uma norma tão complexa quanto a ISO 50001: 2018, em três escopos distintos e num prazo reduzido, mostrou o comprometimento do comitê e confirmou a robustez do sistema de gestão da Cia de Cimento Itambé neste processo.
Destaques da Certificação
Com esta conquista, a empresa apresenta redução de custos relacionados às energias térmica e elétrica, os quais representam, aproximadamente, 70% dos custos totais da Cia. “O impacto na redução dos consumos de energia e custos de produção foi sentido já no primeiro ano de implementação, atingindo uma economia de 4,8% no consumo da energia elétrica da Mineração”, reforça Fabiano De Quadros, Coordenador da Mineração Rio Bonito.
Em termos de sustentabilidade, destaca-se o compromisso com práticas econômicas, sociais e ambientais. Por fim, os benefícios ambientais incluem a redução do consumo específico energético e a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. “A eficiência energética é fundamental para a proteção do meio ambiente, pois reduz a demanda por recursos naturais, minimiza a emissão de gases de efeito estufa e contribui para a conservação da biodiversidade. Nesse contexto, a ISO 50001 desempenha um papel crucial”, afirma Thiago Nakashima, Coordenador de Operações da Rio Bonito Soluções Ambientais.
A certificação envolveu a participação de todos os departamentos da Cia, com a criação de um sistema de gestão completo, desenvolvimento de procedimentos corporativos e operacionais, treinamento de colaboradores e realização de palestras, além de campanhas de conscientização.
A AHK Paraná parabeniza a Cia. de Cimento Itambé pela conquista da certificação ISO 50001, em reconhecimento pelo esforço e comprometimento da empresa em implementar práticas sustentáveis e eficientes em gestão energética, o que demonstra liderança no setor industrial brasileiro.