Foi a quarta edição do maior evento de cidades inteligentes do país
Com recorde de público e apoio institucional da AHK Paraná, o Smart City Expo Curitiba 2023 reuniu, em três dias de exposição e congresso, 15 mil pessoas, um aumento de 50% em relação à edição 2022, o que faz da cidade a segunda maior do mundo em público, atrás apenas da edição de Barcelona, entre 40 eventos realizados nos últimos 13 anos.
Além de Curitiba, o evento será realizado neste ano em Mérida (México), Bogotá (Colômbia), Santiago del Estero (Argentina), Doha (Catar), Xangai (China), Nova York (EUA) e Barcelona (Espanha). A quinta edição do Smart City Curitiba foi confirmada para 20, 21 e 22 de março de 2024.
Para Caio Castro, sócio diretor do iCities, os números da edição evidenciam seu sucesso. “Somente em potencial de negócios gerados no evento, atingimos a marca de R$ 150 milhões. Em 2022, foram R$ 40 milhões. A edição de 2023 do SCECWB teve um espaço inédito para receber prefeitos e prefeitas durante os três dias de evento, o City Hall, que reuniu 450 municipalidades dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Recebemos visitantes e palestrantes de 45 países. E pela primeira vez no Brasil realizamos o Tomorrow Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo.”
O sócio-fundador e diretor de Relações Governamentais do iCities, Roberto Marcelino, destacou o público recorde. “Nos três dias de evento, além de todas as novidades, como o Tomorrow Mobility que focou em apresentar a mobilidade urbana sustentável, o grande diferencial dessa edição foi a presença das mais de quinze mil pessoas, um recorde de público para todos os eventos que a Fira Barcelona realiza, ou seja, o Smart City Expo Curitiba é considerado o segundo maior evento de cidades inteligentes do mundo, atrás somente do de Barcelona, o Smart City Expo World Congress”, afirmou. “E isso coloca Curitiba e o trabalho do iCities num nível internacional, sem contar todo o potencial de negócios e networking gerados durante o evento. Essa edição também mostra a evolução do evento e reforça o nosso know-how, que deixa um legado para a cidade de Curitiba. O que aconteceu esse ano é fruto do trabalho que tem sido feito pelo ecossistema, pela inovação da cidade de Curitiba, pela própria Prefeitura, pelas startups. Eu acredito que a gente esteja hoje bem consolidado nesse tema muito forte que atua no desenvolvimento econômico das cidades e do país”, completou.
“Esta edição deu um grande passo à frente. Curitiba demostra sua potência e capitaneia os projetos de smart cities pelo Brasil. Com representação do ecossistema, 65 empresas presentes, representação inédita dos 26 estados brasileiros e um congresso com 180 palestrantes de 45 nacionalidades. Curitiba dá a largada para o calendário global de eventos da Fira em 2023 como uma das cidades líderes em soluções de smart cities pelo mundo”, disse no encerramento Andrea Urdampilleta, diretora de eventos da Fira Barcelona.