Empresas têm um papel importante na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

AHK-PR e seus associados contribuem com a inclusão

O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em setembro, procura promover a conscientização sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Embora os esforços em torno da mobilização desse segmento tenham ganhado força nas últimas décadas, os resultados ainda são insatisfatórios.

Um dos momentos marcantes para a causa, foi a criação da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, que ocorreu em 1991 e determina que empresas com 100 funcionários ou mais reservem vagas para profissionais PCD’s. Contudo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33 anos depois, apenas 26,6% das pessoas com deficiência no Brasil estão inseridas no mercado de trabalho.

Para contribuir com a inserção de pessoas com deficiência, as organizações associadas à AHK Paraná possuem iniciativas que procuram acolher esses profissionais. Felipe Donizetti, gerente de Recursos Humanos (RH) da Metalus Indústria Mecânica, empresa especializada em soluções em processamento de chapas metálicas para diversos setores, é um desses exemplos. O profissional afirma que as contratações de pessoas com deficiência têm sido bem-sucedidas. “Considero de extrema importância essa inclusão. Precisamos, mais do que nunca, realizar este papel integrador e mostrar a importância das pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

A inclusão como um todo é muito importante para Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Alemanha do Paraná, que busca reforçar seu papel social e manter seus associados sempre atualizados quanto às pautas importantes debatidas na sociedade!


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp