Projeto visa transformar região em polo industrial estratégico
O Grupo Potencial oficializou um contrato inovador entre a Companhia Paranaense de Gás Natural (Compagas) e o Governo do Paraná, no último dia 24, em acordo que visa fornecer gás à maior planta de biodiesel dentro de um único complexo industrial do Brasil, situado na Lapa. A expansão de uma área de 50 quilômetros irá conectar Araucária à Lapa na Região Metropolitana de Curitiba, com o objetivo de fortalecer a cidade como um polo industrial estratégico, com investimento de R$ 108 milhões.
O vice-presidente do Grupo Potencial, associado da AHK-PR, Carlos Eduardo Hammerschmidt, falou a respeito dessa parceria. “Atualmente, o transporte desses produtos no Brasil é predominantemente rodoviário. Com este novo duto, teremos mais rapidez, segurança e qualidade na entrega do combustível, além de eliminar a emissão de CO2 na distribuição.”
A expectativa é finalizar as obras e iniciar o fornecimento de gás canalizado para o Grupo em 2026. “O Grupo Potencial vem fazendo grandes investimentos na cidade da Lapa, com a implantação de uma esmagadora de soja que demanda um uso maior de gás. Para isso, teremos uma ‘caldeira flex’, que pode utilizar biomassa ou qualquer tipo de gás, como o biometano”, disse o vice-presidente do Grupo Potencial. “Esse investimento viabilizou a construção do gasoduto, que vai ajudar no desenvolvimento da região”.