Melhoramento contínuo de processos e produtos consolidam a marca Roto Fermax no Brasil e América Latina, associada AHK Paraná
Os dez anos de aquisição da Fermax pela Roto, associada AHK Paraná, completados neste ano de 2023, trazem à tona uma história que proporciona grandes ganhos para o mercado brasileiro de soluções em ferragens para portas e janelas.
Com toda a tecnologia e qualidade já conhecida na Alemanha, a Roto se uniu a uma empresa brasileira que carregava em sua bagagem um pacote de produtos e um entendimento do mercado típico nacional, requisitos essenciais para que a expansão da marca se tornasse um sucesso a longo prazo.
Do ponto de vista de marcas, o que aconteceu foi uma grande união de forças e o slogan de 2013 resumia muito bem aquele momento: “Expertises somadas, soluções multiplicadas”.
A Roto Frank e a Fermax passaram a se chamar Roto & Fermax do Brasil, com atuação voltada para os mercados brasileiro e latinamericano e um portfólio capaz de atender a todos os tipos de projetos em um momento propício, em que o mercado interno clamava por qualidade.
“Há 10 anos o Brasil já passava por um caminho de construção de normativas, e a Roto se juntou ao comitê ABNT/ CB 248, Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em geral, fazendo parte da comissão de estudos e oferecendo sua expertise de anos de atuação”, explica Marlon Neves, diretor geral da empresa.
Melhoria contínua e sinergia da equipe
Com a aquisição, a cultura alemã passa a fazer parte do cotidiano da nova marca, e o produto fabricado localmente passa por um processo de melhoria contínua seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade alemães, conhecidos como german made, cuja filosofia é o desenvolvimento de soluções de tecnologia precisa, com longa vida útil e desenvolvidas com cuidados nas áreas de segurança e logística. Todo o processo tem os valores alemães de confiabilidade, rigor e visão.
A capacidade de colaboração é uma mudança que se percebe muito forte no decorrer dos últimos anos. “Nestes 10 anos, desenvolvemos muito nossa capacidade de colaboração, tanto entre áreas distintas da empresa como com os demais mercados da América Latina, da Alemanha e da Espanha”, destaca Neves. Além do produto, que tem seu processo de melhoria contínua, o aprendizado permanente da equipe se torna essencial para a garantia de um padrão de qualidade.
“Temos desenvolvido internamente os colaboradores com efetivações e promoções. A sinergia entre as diferentes experiências de mercado e de tempo de casa de cada colaborador é uma das nossas fortalezas”, acredita Silvina Isabel Don, gestora de Recursos Humanos.