Hannover Messe 2025: otimismo, inovação e confiança na eficiência

A maior feira industrial do mundo mostrou que o futuro inclui robôs, segurança quântica, defesa e, claro, inteligência artificial

O cenário europeu é desafiador: incertezas econômicas, tensões geopolíticas, guerra comercial, mudanças climáticas, entre outros.  No entanto, a missão também é clara: produzir com eficiência, sustentabilidade e competitividade. Para isso, a Europa e a Alemanha têm cartas fortes na manga.

Foi isso que mostrou a maior feira industrial do mundo, a Hannover Messe 2025, que aconteceu entre os dias 31 de março e 04 de abril na capital da Niedersachsen, e reuniu quatro mil empresas de mais de 60 países, além de cerca de 130 mil visitantes.

Com o tema Inteligência Artificial e tendo o Canadá como país parceiro, a feira correu sob um ambiente de otimismo na indústria europeia e entregou respostas para as necessidades atuais do mundo. Um exemplo é a turbina que emite alertas vindos dos seus menores componentes de forma autônoma e mesmo antes de apresentarem falhas reais. Isso graças à inteligência artificial embarcada batizada de Two-Way-Comms e instalada no mais novo motor Pearl 700, apresentado pela Rolls-Royce no evento. Com base nos dados recebidos diretamente dos componentes, a IA pode detectar padrões de comportamento e os engenheiros poderão solicitar dados adicionais de sensores sempre que forem detectadas anomalias. Para isso, a empresa integrou o copiloto de IA da Microsoft. O produto deve estar disponível no mercado ainda nesse semestre.

Esse é apenas um exemplo da utilização da inteligência artificial em larga escala exposta na feira e que já faz parte da rotina das indústrias. O objetivo é aumentar a produtividade, a funcionalidade dos produtos e recuperar a competitividade europeia. Uma pesquisa recente da Bitkom mostrou que 35% das indústrias alemãs pretendem investir em IA em breve para o monitoramento de máquinas, controle de robôs e veículos autônomos e otimização energética. “A próxima geração de gestores vai liderar equipes de pessoas e agentes de IA”, afirmou Roland Busch, CEO da Siemens durante a coletiva de imprensa de abertura do evento, que também contou com a presença de Olaf Scholz, chanceler da Alemanha.

Outro ponto de destaque na feira foi o espaço que trouxe as inovações bélicas e armamentos alemães modernos e tecnológicos. Oferecendo aos visitantes a possibilidade de entrar num tanque de guerra de última geração ou ainda pilotar uma moto do exército, as Forças Armadas mostraram um pouco de como deverá ser a nova feira mundial de armamento militar, que está prevista para acontecer em Hannover em 2027.

A cibersegurança também ocupou boa parte das discussões nas arenas de palestras instaladas em cada pavilhão. A criptografia quântica, que garantirá uma comunicação segura diante da era dos computadores quânticos, promete proteger dados contra ameaças cibernéticas. A empresa canadense Quantum Bridge, pioneira em criptografia simétrica, recebeu apoio do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC) para desenvolver repetidores quânticos, uma tecnologia-chave que contribuirá para a segurança da informação e viabilidade de uma comunicação confiável no futuro, mesmo em redes de grandes distâncias.

A Robert Bosch Manufacturing Solutions recebeu o prêmio H2Eco Award 2025 com um sistema inovador para a produção sustentável de hidrogênio verde, o B BMG Pure Water System. A solução permite o tratamento e o uso altamente eficiente da água nos processos de eletrólise, a fim de otimizar recursos e reduzir significativamente o consumo de água. A tecnologia de ponta diminui custos, aumenta a eficiência e abre caminho para uma produção de hidrogênio viável, do ponto de vista econômico e ambiental. “A conquista desse prêmio é mais do que um reconhecimento da importância dessa tecnologia para a descarbonização – é também uma declaração da indústria alemã em favor do meio ambiente e de um futuro sustentável,” celebrou Günter Krenz, gerente-geral da Bosch Manufacturing Solutions.

Neste ano, a APEX participou com a visita de uma delegação de empresários brasileiros, mas na próxima edição da feira, que acontecerá de 20 a 24 de abril de 2026, o Brasil será o país parceiro. Vale a pena colocar na agenda e programar uma visita ao futuro da indústria mundial.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp