Empresário foi diretor da AHK Paraná entre 1974 e 1980
Inovação e pioneirismo. Essas duas palavras marcaram a trajetória de Hans Voswinckel, presidente do Grupo Servopa. O empresário, com perfil pioneiro e papel essencial na evolução dos negócios no Paraná, faleceu no último dia 24 de outubro na sua casa em Curitiba. Diretor da AHK Paraná entre 1974 e 1980, Voswinckel foi facilitador da vinda da Câmara ao Paraná, sendo fundamental para o desenvolvimento da entidade.
Em uma de suas últimas aparições públicas durante a recente participação no programa de Podcast da AHK Paraná, o AHK Cast, Hans Voswinckel lembrou, no primeiro episódio, o desafio de atuar como diretor da entidade. A pedido do Cônsul Geral da Alemanha em Curitiba da época, ele assumiu a responsabilidade de desenvolver a filial da Câmara Brasil-Alemanha na capital paranaense. “Havia poucos associados no início, mas, com o tempo, crescemos: na década de 70, com a chegada de um fluxo considerável de empresários alemães ao Brasil e a criação da Cidade Industrial de Curitiba, a capital paranaense se tornou um pólo empresarial“, contou. Voswinckel as agregou e conseguiu associá-las à AHK Paraná.
O cônsul honorário da Alemanha em Curitiba e diretor da AHK Paraná, Andreas F. H. Hoffrichter, lamentou o falecimento. “A perda de Hans Voswinckel é irreparável. Ele foi um empresário competente e ético, mas acima de tudo, uma pessoa excepcional”, afirmou. Hans Voswinckel nasceu na Alemanha e se formou em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas em Hamburgo. Imigrou para o Brasil em 1961. O primeiro trabalho brasileiro foi no Rio de janeiro, na CODIMA, fabricante de geradores e motores elétricos. Sua carreira foi construída pelo pioneirismo nos negócios. Assumiu a direção do grupo Servopa em 1970. Atualmente, a rede tem tem mais de 2,2 mil funcionários e representa 13 marcas, com 44 lojas pelo Estado do Paraná e Rio Grande do Sul.