Entre as autoras está a CEO da Smartcom, Silvana Piñero, associada da AHK-PR. Obra traz artigos de profissionais consolidadas no mercado jurídico europeu.
Com o objetivo de destacar mulheres brasileiras que se consolidaram no mercado de trabalho jurídico europeu, foi lançado o livro “Empreendedoras da Lei na Europa”. A programação de divulgação tem eventos presenciais e on-line na Embaixada do Brasil em Berlim, na Universidade de Lisboa, no ISAL – Instituto Superior de Administração e Línguas e no Colégio de Advogados de Madrid. Entre as autoras convidadas está Silvana Piñero, CEO da Smartcom, agência associada à AHK-PR.
Silvana é jornalista, fundadora da Smartcom, agência especializada em marketing jurídico, e a única não-advogada coautora da publicação. Ela avalia que o livro é um reconhecimento das profissionais e uma vitrine para a comunidade brasileira que vive na Europa e, frequentemente, precisa de auxílios jurídicos. “Trata-se de um livro extremamente interessante para a área do Direito, que fortalece a credibilidade das coautoras por aqui e, além disso, representa a valorização da produção intelectual das mulheres brasileiras que atuam internacionalmente, o que exige persistência, capacitação e, muitas vezes, significa trabalhar mais que a média”, frisa.
A CEO, que atua no mercado da Alemanha há quatro anos, é autora do intrigante capítulo sobre marketing jurídico intitulado “Marketing e Comunicação no Empreendedorismo Jurídico”. A associada AHK-PR também ressalta que o livro é mais uma ferramenta para empresas e profissionais que estão constantemente na conexão Brasil – Alemanha. “A experiência com a AHK-PR foi muito relevante para a produção desse conteúdo”, completa Silvana.
O livro é encabeçado pela advogada e CEO da editora com o mesmo nome, Gabriela Barreto, e marca a nova direção do projeto acadêmico Empreendedoras da Lei, que conta com edições regionais em diversos estados no Brasil, com previsão para edições futuras no Paraná, segunda edição de São Paulo, além dos Estados Unidos e América Latina.
“Reunimos em uma obra inédita os melhores profissionais do setor jurídico que atuam em diversos países da Europa. Não é fácil imigrar para uma advogada, ainda mais para atuar no Direito. É preciso passar por processos de validação e muita burocracia. Por isso, e pela qualidade dos artigos reunidos no livro, produzir uma obra dessa envergadura é uma honra e me dá a certeza que nós brasileiras temos muito a agregar à realidade desse mundo sem fronteiras”, conta Gabriela.
Com 54 artigos de juristas, empreendedoras e áreas afins que têm se sobressaído na carreira do Direito europeu e internacional nos últimos anos, a robusta obra com quase 900 páginas ainda traz apresentações, três prefácios, comparativo do empreendedorismo feminino jurídico e 20 boas-vindas, totalizando o envolvimento de 73 profissionais da área.
Lançamentos por toda a Europa
Durante o mês de agosto, aconteceram lives de lançamento, entre elas uma transmissão feita pela Associação Brasileira de Advogados (ABA), encabeçada pela unidade de Düsseldorf. Já os eventos presenciais ocorrem durante o mês de setembro. Confira as próximas datas e locais de lançamento na Europa:
Em 19 de setembro, ocorrerá o lançamento institucional na Universidade de Lisboa, com a presença confirmada de autoridades jurídicas brasileiras e europeias, além dos coautores, nas modalidades on-line e presencial.
No dia 20, a obra será lançada em um painel jurídico durante o evento de abertura do curso Mulheres que lideram, promovido pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios (CEDIN) na Embaixada do Brasil em Berlim.
A última data será 27 de setembro, quando a obra será lançada no Colégio de Advogados de Madrid.
A obra pode ser adquirida no link: https://gabrielabarreto.com/product/empreendedoras-da-lei-europa/