Parceria entre AHK Paraná e Bosch leva orientação profissional a estudantes em vulnerabilidade social em Curitiba

Projeto Jovens em Ação é uma iniciativa do Instituto Robert Bosch. Associados da AHK Paraná oferecem mentoria voluntária

Desde maio, o projeto Jovens em Ação, desenvolvido pelo Instituto Robert Bosch em parceria com a AHK Paraná, tem trazido experiência corporativa e empreendedora para 25 jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social. Com um forte apelo de impacto social, quatro associados voluntários se reúnem mensalmente com os participantes, que foram escolhidos previamente e separados em grupos de acordo com o interesse individual. A mentoria tem como objetivo transmitir orientações e conselhos baseados em vivências concretas, as quais auxiliarão os jovens a definir uma formação profissional e um projeto de vida.

“O objetivo é compartilhar nossas experiências e visões sobre o mercado de trabalho. Mostrar que erros acontecem, mas que também podemos minimizá-los. Está sendo muito satisfatório e sinto que tanto mentores quanto estudantes estão gostando do resultado”, ressalta o gerente da AHK Paraná e um dos mentores do programa, Augusto Michells.

Além disso, a iniciativa também prevê o despertar do interesse por inovação e tecnologia no empreendedorismo. Para Silvana Piñeiro Nogueira, diretora da agência de comunicação Smartcom, associada da AHK Paraná e uma das mentoras, participar do amadurecimento dos jovens também agrega ao dia a dia do empresário. “É muito bom ver o interesse desses jovens em aprender. Eles são curiosos, questionadores e estão sabendo aproveitar a oportunidade oferecida pelo projeto. Para mim, é gratificante participar de um projeto dessa envergadura e sensibilidade”, compartilha.

Os alunos foram selecionados em 2022 em um processo seletivo organizado pelo Instituto Robert Bosch. Eles passaram por uma fase de aplicações e também de entrevistas com os interessados, além de conversas com pais e responsáveis.

Do outro lado, os mentores são profissionais que atuam em diferentes segmentos e cargos, sendo alguns associados da AHK Paraná. Entre os participantes estão Ana Carolina Heemann, da Heide Naturals, Paulo Jorge, gerente de negócios da Plantag, e Daisy Martens, assistente executiva na thyssenkrupp. O acompanhamento, que teve início no ano passado, será feito durante todo o ensino médio técnico dos estudantes.

O projeto

O projeto é uma iniciativa do Instituto Robert Bosch e tem o objetivo de oferecer formação social e profissionalizante para jovens de baixa renda na região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Todos os participantes são de escolas públicas e, uma vez selecionados, passam a frequentar aulas em uma unidade do Sistema Fiep. As mensalidades são todas custeadas pela Bosch, que também oferece um auxílio alimentação.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp