Projeto Jovens em Ação é uma iniciativa do Instituto Robert Bosch. Associados da AHK Paraná oferecem mentoria voluntária
Desde maio, o projeto Jovens em Ação, desenvolvido pelo Instituto Robert Bosch em parceria com a AHK Paraná, tem trazido experiência corporativa e empreendedora para 25 jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social. Com um forte apelo de impacto social, quatro associados voluntários se reúnem mensalmente com os participantes, que foram escolhidos previamente e separados em grupos de acordo com o interesse individual. A mentoria tem como objetivo transmitir orientações e conselhos baseados em vivências concretas, as quais auxiliarão os jovens a definir uma formação profissional e um projeto de vida.
“O objetivo é compartilhar nossas experiências e visões sobre o mercado de trabalho. Mostrar que erros acontecem, mas que também podemos minimizá-los. Está sendo muito satisfatório e sinto que tanto mentores quanto estudantes estão gostando do resultado”, ressalta o gerente da AHK Paraná e um dos mentores do programa, Augusto Michells.
Além disso, a iniciativa também prevê o despertar do interesse por inovação e tecnologia no empreendedorismo. Para Silvana Piñeiro Nogueira, diretora da agência de comunicação Smartcom, associada da AHK Paraná e uma das mentoras, participar do amadurecimento dos jovens também agrega ao dia a dia do empresário. “É muito bom ver o interesse desses jovens em aprender. Eles são curiosos, questionadores e estão sabendo aproveitar a oportunidade oferecida pelo projeto. Para mim, é gratificante participar de um projeto dessa envergadura e sensibilidade”, compartilha.
Os alunos foram selecionados em 2022 em um processo seletivo organizado pelo Instituto Robert Bosch. Eles passaram por uma fase de aplicações e também de entrevistas com os interessados, além de conversas com pais e responsáveis.
Do outro lado, os mentores são profissionais que atuam em diferentes segmentos e cargos, sendo alguns associados da AHK Paraná. Entre os participantes estão Ana Carolina Heemann, da Heide Naturals, Paulo Jorge, gerente de negócios da Plantag, e Daisy Martens, assistente executiva na thyssenkrupp. O acompanhamento, que teve início no ano passado, será feito durante todo o ensino médio técnico dos estudantes.
O projeto
O projeto é uma iniciativa do Instituto Robert Bosch e tem o objetivo de oferecer formação social e profissionalizante para jovens de baixa renda na região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).
Todos os participantes são de escolas públicas e, uma vez selecionados, passam a frequentar aulas em uma unidade do Sistema Fiep. As mensalidades são todas custeadas pela Bosch, que também oferece um auxílio alimentação.