Pomar na Escola Municipal Professor Padre Lotário Welter passa por revitalização

Projeto beneficia a comunidade escolar que aprende sobre alimentação saudável e as técnicas de plantio

O pomar na Escola Municipal Professor Padre Lotário Welter, no bairro Guarituba, em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba), poderá fazer parte de um projeto maior de ciência na escola, elaborado pela Secretaria de Educação do município. O objetivo é a maior participação e aprendizado das crianças. “Estamos revisitando o projeto com o intuito de aprimorá-lo e aperfeiçoá-lo”, explica o gerente regional da AHK Paraná, Augusto Michells.

Inicialmente, as mudas mortas ou condenadas foram substituídas. Em seguida, foi feito o seu coroamento, para evitar danos da realização de roçadas, e então o depósito de restevas de grama no colo das plantas, a fim de impedir que o mato cresça novamente e para manter o coroamento por mais tempo, diminuindo, assim, a necessidade de manutenção. Por fim, as estaquias foram podadas e foi aplicado um inseticida para controle de formigas.

O benefício do projeto se estendeu a toda a comunidade escolar, que diariamente aprende sobre a importância da alimentação saudável e as técnicas de plantio. A área frutífera possibilitou às crianças aulas práticas em campo, permitindo que elas realizassem análises das mudas e dos insetos presentes. “Em uma visita técnica feita com engenheiros agrônomos e biólogos, o Agrônomo Frederico de Cauduro encontrou um “casulo” de louva-a-deus em uma das mudas. Ele foi colocado em um vidro para que as crianças o observassem. Passados alguns dias, durante uma aula ao ar livre, os alunos presenciaram o nascimento das ninfas de louva-a-deus. Foi um momento de aprendizado e grande empolgação”, conta Michells.

O pomar inaugurado em 2022, em comemoração aos 50 anos da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Paraná (AHK-PR), tem 50 mudas ao todo, distribuídas em espécies de abacate, laranja, limão, tangerina, jabuticaba, caqui, acerola, pitanga, nêspera, araçá, uvaia, figo roxo e goiaba.


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp