Uma vida inteira dedicada a estreitar laços entre o Brasil e a Alemanha

Assistente consular Roland Ewert se aposentou depois de 45 anos de serviços prestados e de marcar a vida de milhares de pessoas

Amizades, prestação de serviço e muita dedicação. O passado do agora aposentado Roland Ewert se mistura com a história do consulado honorário da Alemanha em Curitiba. Não há um documento ou uma transação que não tenha passado pelo olhar atento do assistente consular, afinal foram 45 anos atuando para estreitar as relações entre o Brasil e a Alemanha. Uma história que começou no dia 14 de julho de 1977 e que virou a página com a chegada da aposentadoria, em 14 de julho de 2022.

Ewert deixou uma marca não só no consulado honorário da Alemanha em Curitiba, mas diretamente na vida de cada uma das pessoas que solicitaram vistos, registros de nascimento, passaportes, cidadanias e até aposentadorias. Nada passou despercebido. “Tive muitos momentos de satisfação e alegrias, como ver pessoas com lágrimas nos olhos de satisfação por ter conseguido a Cidadania Alemã e também o passaporte”, conta. “É claro que muitos não conseguiram alcançar seus desejos e até ouvi desaforos por isso”, lamenta.

Outro momento que Ewert faz questão de destacar foi quando enfrentou os desdobramentos de um trágico acidente com um grupo de músicos alemães que estavam de passagem pelo Brasil para uma apresentação em Curitiba. Um dos integrantes morreu depois de ser arrastado por uma correnteza na Ilha do Mel, no litoral paranaense. Ewert teve a missão de comunicar a família e cuidar dos trâmites legais da liberação do corpo e do translado para a Europa.

Histórias que Ewert levará para o dia a dia de aposentado em uma rotina que ele ainda não sabe como será. Mas algo está certo: dificilmente conseguirá se afastar totalmente das atividades consulares. “No momento ainda não sei como vou me habituar nesta nova modalidade de vida. Pretendo, sim, se for necessário e possível, de alguma forma ajudar”, afirma.

Os últimos dias de trabalho foram de homenagens. O diretor da AHK Paraná e Cônsul Honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, se despediu em tom de agradecimento. “O Sr. Ewert contribuiu imensamente para o estreitamento das relações entre o Brasil e a Alemanha. Em nome da AHK Paraná agradeço a sua dedicação e competência”, afirmou. Ewert faz questão de retribuir. “Quero agradecer ao Sr. Hoffrichter pela confiança em mim depositada durante todos esses anos e também a Marcela que tantas vezes teve que me socorrer na parte da Tecnologia da Informação”, disse.  


Gostou deste material? Compartilhe em suas redes!

Facebook
LinkedIn
Email
WhatsApp